VALEDA?

O Valeda é um dispositivo médico não invasivo que utiliza fotobiomodulação (com luz de baixa intensidade) para tratar pacientes com degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

A DMRI é uma das principais causas de perda de visão em pessoas acima de 50 anos. O processo de envelhecimento resulta em alterações na retina, levando a danos nas células fotossensíveis e, consequentemente, à perda de visão.

A terapia com luz de baixa intensidade do Valeda é projetada para estimular as mitocôndrias presentes nas células da retina, o que ajuda a reduzir os danos oxidativos e inflamações celulares, além de estimular a regeneração dos tecidos. O tratamento é não invasivo e pode ser feito sem a necessidade de anestesia ou sedação.

Valeda oferece comprimentos de onda de 590, 660 e 850 nm. Na literatura científica, esses comprimentos de onda abordam mecanismos celulares independentes que são importantes na DMRI.

Os comprimentos de onda de 660 nm e 850 nm foram selecionados com base em suas interações conhecidas com os fotoaceptores celulares presentes na citocromo c oxidase (CCO). Esses comprimentos de onda têm a capacidade de promover a transferência de elétrons e a ligação de oxigênio, respectivamente, no CCO. Como resultado, ocorre a restauração da função mitocondrial e o aumento da atividade metabólica, ou seja, a produção de energia é estimulada, além da inibição de eventos inflamatórios e morte celular.

O comprimento de onda de 590 nm tem a capacidade natural de inibir a expressão do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), uma proteína sinalizadora que estimula a formação de vasos sanguíneos e contribui para o desenvolvimento da forma úmida da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Além disso, esse comprimento de onda aumenta a produção de óxido nítrico, uma proteína de sinalização que reduz a lesão celular causada pelo estresse oxidativo e aumenta a distribuição local de oxigênio.

Valeda é um dispositivo pioneiro e exclusivo, desenvolvido especialmente para aplicações oftálmicas. O tratamento consiste em 9 sessões por olho durante três semanas, cada uma com menos de 5 minutos de duração.

Os benefícios do tratamento com Valeda incluem:

• melhorias na acuidade visual;
  • aumento da sensibilidade ao contraste;
  • redução do volume central de drusas.

Esses resultados são importantes para ajudar os pacientes com DMRI a manter sua visão e qualidade de vida.

Ficou interessado?

Agende uma consulta com um oftalmologista se estiver com problemas de visão. Não espere até que seus sintomas piorem - cuide da sua saúde ocular agora.