O que é
VALEDA?
O Valeda é um dispositivo médico não invasivo que utiliza fotobiomodulação (com luz de baixa intensidade) para tratar pacientes com degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
A DMRI é uma das principais causas de perda de visão em pessoas acima de 50 anos. O processo de envelhecimento resulta em alterações na retina, levando a danos nas células fotossensíveis e, consequentemente, à perda de visão.
A terapia com luz de baixa intensidade do Valeda é projetada para estimular as mitocôndrias presentes nas células da retina, o que ajuda a reduzir os danos oxidativos e inflamações celulares, além de estimular a regeneração dos tecidos. O tratamento é não invasivo e pode ser feito sem a necessidade de anestesia ou sedação.
Valeda oferece comprimentos de onda de 590, 660 e 850 nm. Na literatura científica, esses comprimentos de onda abordam mecanismos celulares independentes que são importantes na DMRI.
Os comprimentos de onda de 660 nm e 850 nm foram selecionados com base em suas interações conhecidas com os fotoaceptores celulares presentes na citocromo c oxidase (CCO). Esses comprimentos de onda têm a capacidade de promover a transferência de elétrons e a ligação de oxigênio, respectivamente, no CCO. Como resultado, ocorre a restauração da função mitocondrial e o aumento da atividade metabólica, ou seja, a produção de energia é estimulada, além da inibição de eventos inflamatórios e morte celular.
O comprimento de onda de 590 nm tem a capacidade natural de inibir a expressão do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF), uma proteína sinalizadora que estimula a formação de vasos sanguíneos e contribui para o desenvolvimento da forma úmida da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Além disso, esse comprimento de onda aumenta a produção de óxido nítrico, uma proteína de sinalização que reduz a lesão celular causada pelo estresse oxidativo e aumenta a distribuição local de oxigênio.
Este comprimento de onda específico, ao promover a transferência de elétrons, estimula a atividade metabólica e inibe a inflamação e morte celular. Esses efeitos benéficos contribuem para a melhora da função celular e, consequentemente, para a saúde geral da retina.
Esse comprimento de onda específico atua estimulando a ligação do O2, aumentando a atividade metabólica e inibindo processos inflamatórios e morte celular. Os efeitos gerados são similares aos do comprimento de onda 8502, tornando-o uma abordagem complementar no tratamento.
Esse comprimento de onda específico tem como objetivo inibir a expressão do VEGF (Fator de Crescimento Endotelial Vascular), promovendo, assim, a geração de óxido nítrico. Tal abordagem ajuda a prevenir a formação de vasos sanguíneos anormais e diminuir a progressão da DMRI.
Valeda é um dispositivo pioneiro e exclusivo, desenvolvido especialmente para aplicações oftálmicas. O tratamento consiste em 9 sessões por olho durante três semanas, cada uma com menos de 5 minutos de duração.
Os benefícios do tratamento com Valeda incluem:
- melhorias na acuidade visual;
- aumento da sensibilidade ao contraste;
- redução do volume central de drusas.
Esses resultados são importantes para ajudar os pacientes com DMRI a manter sua visão e qualidade de vida.