fbpx

Perguntas Frequentes

Faz mal aos olhos ler em um veículo em movimento?

Posso ler com luz fraca? Em crianças é prejudicial?

Sentar próximo à TV prejudica a visão?

Usar computador prejudica a visão?

Para fazer cirurgia de catarata é preciso deixá-la ficar madura?

O uso de lentes de contato coloridas faz mal para o olho?

O glaucoma tem preferência por raça, cor ou sexo? É contagioso?

Existe algum tratamento clínico para quem tiver catarata no início?

As lentes de contato podem ir para trás do olho, quando sair do lugar?

Quando a visão da criança está formada?

Quais os sintomas mais frequentes que indicam a necessidade de óculos nas crianças?

O sol faz mal para os olhos?

Como sei que preciso fazer Teste Ortóptico?

Quais as queixas mais comuns para indicação do Teste Ortóptico?

Quando procurar um oftalmologista?

Muitos são os sinais e sintomas oculares nas crianças que passam despercebidos pelos pais ou acometem adultos que se automedicam, prejudicando sensivelmente a sua capacidade visual.

A criança considerada normal, deve ser levada ao oftalmologista em torno de 4 anos de idade para o seu primeiro exame completo, se for notada qualquer alteração visual, a criança pode ser examinada independente de sua idade, inclusive os recém-natos.

A avaliação da função visual e da integridade das estruturas oculares deve ser parte integrante da rotina dos exames pediátricos. Muitas vezes a criança enxerga bem somente de um olho, sendo portadora de ambliopia, que é uma redução na acuidade visual central corrigida, e nessa faixa etária está em tempo hábil de tentar a recuperação da visão desse olho, com tratamento específico.

Em caso de recém-natos prematuros, nos portadores de infecções congênitas, anomalias congênitas e aberração cromossomiais, devem ser submetidos ao exame fundo de olho especial, para ajudar no tratamento sistêmico e no início imediato da recuperação visual, conforme o problema apresentado.

Nos adultos, o problema é mais comum apresentado ao oftalmologista é a automedicação. Olhos vermelhos não só significam estar com conjuntivite, muitas vezes, é um sinal de outra patologia como: glaucoma, uveítes, ceratites, ulcerações coreanas, ou simplesmente erros de refração (miopia, Hipermetropia, astigmatismo), o que pode agravar, se a pessoa usar qualquer colírio, principalmente, aquele à base de corticoide.

Ao sentir qualquer alteração visual como: dor, olhos vermelhos, sensação de corpo estranho, secreção, lacrimejamento, visão embaçada, procure imediatamente um oftalmologista, podendo aplicar compressas frias sobre as pálpebras, que lhe dará conforto até o tratamento específico.

Consultar o especialista é a forma mais inteligente de prevenção de doença.

Menu